Associação Qe

facebook  linkedin  youtube instagram

Home > Quem Somos > A Equipa > Quem é...?

Quem é...?

Vamos dar a conhecer as caras e as personalidades que diariamente entram na Associação QE e arregaçam as mangas, distribuem sorrisos, dão abraços, ensinam novas formas de experienciar a vida e, muito importante, comprovam que o caminho faz-se caminhando.

Irem Kosif, Voluntária QE

irem kosif

A Irem Kosif é uma jovem voluntária na Associação QE, no âmbito de um projeto em colaboração com a ProAtlântico através do Serviço Voluntário Europeu, financiado pelo programa Erasmus + da Comissão Europeia.

Vamos conhecer a Irem e o seu percurso.

Continuar... Irem Kosif, Voluntária QE

Jean Geimer, Voluntário QE

jean geimer

Desde outubro de 2019 que a Associação QE conta com o voluntário Jean Geimer, de nacionalidade alemã, em colaboração com a Proatlântico - Associação Juvenil, através do Corpo Europeu de Solidariedade financiado pela Comissão Europeia.

Vamos ficar a conhecê-lo melhor. 

Continuar... Jean Geimer, Voluntário QE

Helena Vojaković - Fingler, Voluntária na Associação QE no âmbito do Serviço de Voluntariado Europeu

(projeto da Comissão Europeia financiado pelo Programa Erasmus +)

helena vojakovic finglerNome
Helena Vojaković - Fingler.

Idade
22 anos.

De onde vens, Helena? Fala-nos do teu país!

Olá a todos! Eu sou a Helena e a minha terra natal é a Croácia; um pequeno, mas lindíssimo país situado na Europa Central. Acho que sou uma privilegiada por viver na Croácia pela sua natureza – o magnífico litoral do Mar Adriático e as planícies e montanhas que fazem com que quase 10% de todo o território croata seja composto por parques naturais e reservas. A Croácia é um país onde as pessoas nos recebem de forma afável e onde podemos comer comida deliciosa e explorar locais maravilhosos.

Definitivamente, vale a pena conhecer o meu país!  

Continuar... Helena Vojaković - Fingler, Voluntária na Associação QE no âmbito do Serviço de Voluntariado Europeu

Ioana Popescu, Voluntária na Associação QE no âmbito do Serviço de Voluntariado Europeu

(projeto da Comissão Europeia financiado pelo Programa Erasmus +)

ioana popescuNome
Ioana Popescu.

Idade
20 anos.

De onde vens, Ioana? Fala-nos do teu país!
Eu sou da Roménia, um país que visto num mapa parece um peixe. É um país com montanhas, planícies e zona costeira. É difícil falar do meu país em termos gerais pois é um país muito diverso – varia muito de região para região. Um fato mais concreto pode ser o fato de ter estado sob domínio comunista durante 42 anos, o que fez com que o desenvolvimento do país tenha estagnado. Desde 1989 que a Roménia tem lutado para se tornar um país mais desenvolvido de forma a dar melhores condições aos seus cidadãos. Contudo, o desenvolvimento do país tem sido difícil, especialmente devido à corrupção política.
Sou de Bucareste, que é uma cidade muito diferente das restantes, pois é a capital do país. Sou muito ligada à minha cidade pois vivi ali toda a minha vida, mas tenho uma relação de amor e ódio com a cidade. Para mim é uma cidade de contrastes, com muitas contradições e locais surpreendentes. Uma cidade na qual eu passei a minha adolescência.

 

Continuar... Ioana Popescu, Voluntária na Associação QE no âmbito do Serviço de Voluntariado Europeu

André Cidade, Ajudante de Ação Direta no Lar Residencial

andre cidadeNome
André Cidade

Idade
27 anos

Qual a tua área de formação?
Animação Sociocultural.

 

Continuar... André Cidade, Ajudante de Ação Direta no Lar Residencial

Justyna Niescioruk, Voluntária na Associação QE no âmbito do Serviço de Voluntariado Europeu

(projeto da Comissão Europeia financiado pelo Programa Erasmus +)

justina niesciorukNome
Justyna Niescioruk.

Idade
24 anos.

De onde vens, Justyna? Fala-nos do teu país!
A minha avó diz muitas vezes “Gość w dom, Bóg w dom”, frase que representa o espírito da Polónia, o meu país. Significa que receber visitas em nossa casa é como receber Deus, e é assim que devemos tratar todos os que nos visitam. E é assim que os polacos são – simpáticos, educados e abertos. O meu país tem muitas tradições e a mais importante de todas é a hospitalidade.

A Polónia é um país muito diversificado: montanhas no Sul, o mar Báltico e centenas de lagos a Norte e cidades modernas no centro. Temos 4 estações por ano e neste momento a Polónia está a ser assolada por um inverno gelado. Mas os verões são espetaculares e as temperaturas atingem os 30-35 graus em julho e agosto.

Eu venho de Lublin, uma cidade com locais muito bonitos com a lindíssima Old Town no topo da lista! Outros locais que recomendaria a visitar são: Kraków, Zakopane, Wrocław, Gdańsk, Sopot, Poznań e muitos outros.

Não deixem de provar a culinária polaca, rica em carne, vegetais especiarias e ervas.  “Pierogi”, “żurek”, “schabowy”, e “Forszmak” são pratos tipicamente polacos que todos deveriam provar! 

 

Continuar... Justyna Niescioruk, Voluntária na Associação QE no âmbito do Serviço de Voluntariado Europeu