Associação Qe

facebook  linkedin  youtube instagram

Home > Notícias > Projeto “A Hora do Chá”: um projeto em parceria com o Hotel Intercontinental Lisbon

Notícias

Projeto “A Hora do Chá”: um projeto em parceria com o Hotel Intercontinental Lisbon

bules qe

O projeto “A hora do Chá” teve inicio com um desafio lançado pelo Hotel Intercontinental Lisbon aos clientes da Associação QE, no âmbito da sua iniciativa “Giving for Good”, que tem como objetivo apoiar as comunidades locais com foco na responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.

O desafio proposto: desenvolver a criatividade e produção de uma linha de bules de chá, personalizados pelos participantes de duas das atividades que decorrem no atelier JardinArte da QE, as atividades “Aromas com Arte” e “Reciclarte”.

A primeira fase do projeto, que decorreu entre maio e agosto, culminou com a criação de 10 bules em cerâmica através dos quais os nossos clientes deram as mãos à sua criatividade e expressão às suas ideias, sendo cada bule único e representativo do imaginário de cada um. 

Os fantasmas do Miguel, os telemóveis do Francisco, os duendes do João José, as flores da Margarida, os corações coloridos da Sandra ou os palhaços do Tomás, entre outros, são figuras e temas que expressam a riqueza dos universos criativos de cada participante neste projeto. 

Para além de dar visibilidade ao potencial criativo dos nossos clientes, o projeto “A hora do Chá” permitiu desenvolver vários objetivos pedagógicos, nomeadamente: a consolidação de conceitos como tamanho, cor, textura, a estimulação da praxia fina, o desenvolvimento de competências cognitivas na resolução de problemas, abstração/forma e sequenciação.

A utilização dos bules do projeto “A hora do Chá” nos pequenos-almoços servidos aos hóspedes do Intercontinental Lisbon é um fator diferenciador deste projeto, visto possibilitar de forma singular a divulgação e reconhecimento do potencial das pessoas com deficiência e /ou incapacidades.