Associação Qe

facebook  linkedin  youtube instagram

Home > Notícias > QEvolui - A Associação QE no Programa de Imersão na Academia da Fundação Manuel Violante

Notícias

QEvolui - A Associação QE no Programa de Imersão na Academia da Fundação Manuel Violante

qevolui

O plano estratégico da Associação QE contempla como um dos objetivos a certificação da qualidade. Nesse sentido, a QE aceitou o convite que lhe foi endereçado pela Fundação Manuel Violante para participar no Programa de Imersão na Academia, um programa que pretende capacitar as organizações sociais para práticas de gestão mais eficazes e adequadas à sua missão, visão e valores.

O interesse da mais-valia desta participação foi de imediato reconhecido pela Direção da QE, tendo este projeto sido designado internamente como “QEvolui”. Para além da preparação da QE para a certificação da qualidade, a participação neste programa pretende envolver todos os colaboradores no processo de melhoria contínua da operação, reforçando o alinhamento e o compromisso com a missão, visão e valores da QE. Este programa possibilita também estabelecer e sustentar redes de trabalho inter-organizações, criando parcerias que possam beneficiar direta e indiretamente os clientes da QE e suas famílias. 

QEvolui conta com a mentoria de João Vilhena da Cunha – voluntário da Fundação Manuel Violante – que semanalmente reúne com Miguel Mata (diretor do Centro de Investigação e Desenvolvimento da QE e Capitão de Equipa no Programa QEvolui), acompanhando o processo de implementação dos vários módulos do programa. 

De acordo com Miguel Mata, “Este é um programa exigente, que envolve uma reflexão contínua sobre os processos internos da QE – processos de gestão, processos chave, processos de suporte. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido permitiu já a revisão e melhoria de um conjunto de procedimentos, tendo também servido para a identificação de áreas de melhoria e reestruturação organizacional. Esperamos que, com a implementação do programa, a QE fique capacitada para a certificação da qualidade dos seus serviços, de acordo com a norma europeia EQUASS. Esperamos de igual modo que os colaboradores da QE possam sentir-se (ainda) mais identificados e comprometidos com a missão, visão e valores da Associação, e se sintam cada vez mais reconhecidos pelo trabalho de excelência que todos os dias desenvolvem em prol dos clientes da QE”. 

Com a duração de um ano, o programa QEvolui é constituído por três fases:

  1. diagnóstico e envolvimento (2 meses);
  2. intervenção (10 meses);
  3. partilha e avaliação (2 meses).

A formação no âmbito deste programa é modular, abrangendo áreas organizacionais diversificadas relacionadas com a liderança, a gestão, comunicação. Neste programa, que se realiza na Nova School of Business & Economics, participam mais 16 organizações do terceiro sector, sendo a partilha de práticas e ideias uma constante ao longo dos módulos de formação.