Associação Qe

facebook  linkedin  youtube instagram

Home > Quem Somos > Instalações > Pólo Pedagógico

Pólo Pedagógico

O Pólo Pedagógico representa uma abordagem inovadora no sentido da autonomia, integração e dignidade da pessoa com atraso de desenvolvimento intelectual. Integra as necessárias valências para a construção sustentada do projeto de autonomia dos alunos, através do Programa de Desenvolvimento Individual.

Este Pólo integra também simuladores de atividades profissionais e ateliers, nos quais são realizadas todas as atividades necessárias ao desenvolvimento das competências dos alunos, de acordo com o seu Programa de Desenvolvimento Individualizado e com o Currículo no qual o aluno está inserido.

 

Simuladores

As empresas parceiras, ao interagir nos nossos espaços, transformam esses espaços meramente económicos em espaços sociais e pedagógicos. Um armazém de mercadorias, na Associação Qe, é um economato (função económica), mas também um mini-mercado (função social) e um local de aprendizagem (função pedagógica para repositores, caixas, controladores, etc.).

Os simuladores de atividades profissionais são, desta forma, a base para o desenvolvimento e aplicação dos vários currículos/programas, constituindo assim um pilar base do Pólo Pedagógico, tendo como principal objetivo facilitar os processos de aprendizagem e a transferência das competências adquiridas no simulador para a vida real promovendo a integração profissional e de socialização dos nossos alunos, por intermédio do isomorfismo pedagógico.

Os simuladores são criados de acordo com o número de alunos existentes e as parcerias profissionais estabelecidas. De momento, existem os seguintes simuladores:

  • Restauração
  • Jardinagem e Compostagem
  • Canicultura
  • Serviço de mesa e bar
  • Manutenção e Limpeza (em desenvolvimento)
  • Apoio Administrativo e Secretariado (em desenvolvimento)

simuladores 

Ateliers - Linguagem da arte

Têm como objetivo o desenvolvimento global da pessoa e utilizam a arte enquanto linguagem terapêutica capaz de estimular as competências de forma integrada.

Os ateliers são um veículo privilegiado para estimular o desenvolvimento humano, quer na sua vertente afetiva/emocional, quer no desenvolvimento de competências sociais, físicas e cognitivas.

"Arte e Descoberta"
Expressão plástica, Arte-terapia, cerâmica e têxtil

"OlhArte"
Fotografia, imagem e comunicação

"ComunicArte"
Comunicação verbal e não verbal, competências cognitivas e computadores

"Espaço Movimento"
Linguagem corporal: Movimento corporal, teatro, relaxamento e dança
Linguagem musical: música
Linguagem física: psicomotricidade, fisioterapia e atividades desportivas

"Casa Vera"
Acompanhamentos terapêuticos

atelier linguagens arte

 

Salas de Formação

Aberto ao público em geral, podendo ser utilizado para reuniões, palestras e outros eventos.

É também local privilegiado para o desenvolvimento do programa anual de formação da Associação Qe.

 

Biblioteca

Leitura e escrita, competências sociais e grupos de comunicação.

A biblioteca cumpre a sua função de local de livre acesso para a leitura. O espaço integra um arquivo, de bibliografia especializada referente à área da Reabilitação.

 

Atividades Terapêuticas Externas

A Associação Qe estabeleceu um conjunto de parcerias com entidades externas, que permite aos seus alunos usufruir de atividades terapêuticas diversas. Destaque para:

  • Hipoterapia
  • Hidroterapia
  • Dança e Teatro

act terapeuticas externas

 

mapa pequeno

Pólo Pedagógico | Pólo Residencial | Espaços Verdes | A Quinta | Voltar a Instalações