Associação Qe

facebook  linkedin  youtube instagram

Home > Projetos > Projeto “ComunicArte” | Menção Honrosa BPI Capacitar

Projeto “ComunicArte” | Menção Honrosa BPI Capacitar

A menção honrosa com a qual a Associação QE foi distinguida pelo projeto "ComunicArte", no âmbito do Prémio BPI Capacitar 2013, irá permitir dotar o atelier ComunicArte de equipamentos e dispositivos de acessibilidade digital e software de comunicação aumentativa e apoio à literacia, disponíveis a todos os clientes da instituição.

Visando dois objetivos essenciais,

  1. potenciar a acessibilidade digital dos nossos clientes, em particular aqueles que apresentam compromissos e lacunas ao nível da comunicação oral e/ou escrita; e
  2. desenvolver competências de literacia e numeracia, capacitando os nossos clientes para uma plena integração social,

são esperados resultados ao nível da aquisição e desenvolvimento de competências comunicativas, com impacto na vida de cada cliente envolvido, na Associação e na comunidade envolvente.

O recurso às novas tecnologias de comunicação aumentativa e de informação permite o aumento da acessibilidade digital e real das pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID), aos seus contextos de vida, de socialização e de formação.

O acesso ao computador e a utilização de softwares específicos possibilita a transformação das relações comunicativas, ao contribuir para a criação de espaços comunicativos intersubjectivos, onde os desejos, afectos e emoções, vontades e sentimentos podem ser partilhados. Aspectos básicos do dia-a-dia como fazer pedidos num espaço público, pedir informações, solicitar apoio ou intervir socialmente ficam assim mais disponíveis para estas pessoas, que até agora estavam dependentes de terceiros para se conseguirem expressar ou que necessitavam de várias tentativas para o fazer.

bpi capacitar